LABO 
bemvindo.png 0324-_Banner_-_Site-_Imagem1.png

Orientações para coleta

A confiabilidade de um exame de laboratório está vinculada à qualidade da amostra que está sendo examinada, que depende diretamente da maneira como foi colhida.

Pensando nisso, o LABO conta com profissionais especialmente treinados para a realização das coletas, com materiais totalmente descartáveis e tubos a vácuo, que proporcionam inúmeros benefícios:

a - Exata proporção da mistura sangue/anticoagulante;
b - Diminuição do índice de hemólise;
c - Coleta, apenas, da quantidade necessária;
d - Diminuição da formação de microcoágulos.

Provas Funcionais

O LABO possui um setor próprio, diferenciado da coleta rotineira de sangue e adaptada ao atendimento de exames especiais, como provas funcionais e exames após esforço.
É um local especialmente planejado para que profissionais treinados possam atender a estes procedimentos da maneira mais adequada, com conforto, tranquilidade e segurança.

Como se preparar

Para fazer um exame laboratorial é necessário seguir algumas recomendações:

- Não praticar exercícios antes dos exames;
- Não fumar antes dos exames;
- Manter a tranquilidade ao realizar os exames;
- Em caso de estresse, relaxar antes do exame;
- Evitar alimentação gordurosa;
- O jejum ideal é de 12 horas.

O não cumprimento dessas recomendações pode alterar os resultados.

Como se preparar

Cigarro

O paciente não deve fumar antes da realização dos exames. Aumenta a concentração de carboxihemoglobina sanguínea, catecolaminas e cortisol sérico entre outros.

Ansiedade

O paciente deve evitar ficar ansioso antes do exame e procurar manter-se calmo e tranquilo. A ansiedade conduz a distúrbios no equilíbrio ácido-básico, aumenta o lactato sérico e os ácidos gordurosos plasmáticos livres, entre outras substâncias.

Estresse

É recomendado ao paciente estressado relaxar antes da realização do exame. O estresse afeta não só a secreção de hormônio adrenal, mas muitos outros componentes do nosso organismo.

Alimentação

Alimentos ricos em gorduras afetam diretamente o colesterol e triglicerídios. Brócolis, couves e outros podem prolongar principalmente o seu tempo de protombina.

Jejum

Recomenda-se o jejum de 12 horas antes da realização dos exames. Vale lembrar também que o jejum prolongado pode levar alterações nos exames, além de ser prejudicial à saúde.

Medicamentos

O paciente deve informar ao atendente sobre medicação e quando foi a última dose. Os remédios podem causar sérias interferências nos exames. Não podemos deixar de lembrar-lhe que não se deve, sob hipótese alguma, tomar medicamentos sem a prescrição do seu médico.

Álcool

O paciente não deve ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos uma semana antes dos exames. Entre outras alterações, afeta os teores de enzimas hepáticas, altera testes de coagulação e lipídios.